Saúde e Bem-Estar da classe
Projeto “Em Movimento” (atividade física, saúde e qualidade de vida da classe): Desenvolver programas de promoção da saúde e bem-estar da classe, com atividades físicas, palestras e ações voltadas para a qualidade de vida.
Incentivo e apoio à prática esportiva: Incentivar e ampliar as práticas esportivas em andamento na Subseção. Criar uma política de apoio institucional ao esporte, investindo recursos para potencializar os talentos e profissionalizar as ações esportivas.
Organizar e sediar um evento esportivo da advocacia da região Centro-Oeste: Realizar um evento esportivo regional, com o objetivo de preparar nossos atletas para os eventos esportivos da OAB e buscar interação entre as Subseções da região Centro-Oeste de Minas, o que fará de Divinópolis uma referência na prática esportiva e trará destaque aos nossos atletas no cenário nacional.
Atendimento psicológico para a classe: Ampliar o atendimento psicológico especializado e criar grupos de apoio para toda a classe.
Apoio psicológico às parturientes, gestantes, mães e pais: Oferecer atenção especial às parturientes, gestantes e mães de recém-nascidos, bem como aos pais, a fim de proporcionar apoio emocional e preparação para a maternidade/paternidade, para que tenham uma recuperação física e emocional adequadas nesse período tão desafiador.
Suporte na gestão da vida pessoal e profissional: Oferecer workshops sobre técnicas de gestão do tempo e produtividade, ajudando a equilibrar trabalho e vida pessoal, contribuindo para o bem-estar e a carreira das advogadas nesse período.
Suporte na gestão de prazos processuais: Implementar um sistema de suporte para auxiliar no cumprimento de prazos processuais, especialmente para as advogadas que trabalhem sozinhas em seus escritórios. Fomentar a criação de grupos de apoio entre colegas.
Capacitação completa de enfrentamento ao assédio: Para que as advogadas e advogados estejam preparados para identificar e combater o assédio sexual e moral, desde as formas mais sutis às mais evidentes, é essencial uma capacitação completa. Organizar Workshops de percepção com foco em escuta ativa e discussão de casos reais, aliados a dinâmicas que simulem situações e promovam a troca de experiências em ambiente seguro, são cruciais. Simultaneamente, a formação técnica deve oferecer uma base sólida sobre a legislação e jurisprudência, com exercícios práticos e materiais de apoio como guias e checklists, para que todos reconheçam e combatam comportamentos abusivos com propriedade.
Rede de Apoio e Conscientização: Para além da capacitação, é fundamental a criação de uma rede de apoio sólida, que ofereça suporte psicológico profissional e um espaço seguro para troca de experiências entre os profissionais, promovendo a discussão de casos, compartilhamento de estratégias e informações relevantes. Essa rede deve ser complementada por palestras com especialistas em psicologia, sociologia e direitos humanos, abordando o impacto do assédio e as melhores práticas de atuação legal, conscientizando e empoderando advogados e advogadas para identificarem e combater o assédio em todas as suas formas.
Rede de apoio à saúde dos(as) advogados(as): Formar uma rede de apoio e assistência para advogados(as) que enfrentam problemas de saúde e doenças graves.
Aprimoramento e ampliação dos serviços de nutrição e odontologia: Avaliar, ampliar, aprimorar e divulgar os serviços de nutrição e odontologia oferecidos pela OAB, visando garantir atendimento de qualidade e a satisfação dos(as) advogados(as).
Atendimento médico na sede da OAB: Construir um acordo de cooperação técnica com as universidades para viabilizar atendimento médico na sede da OAB, facilitando o acesso dos advogados e advogadas a consultas e serviços de saúde.